Perfil e percurso - Volta a Guangxi 2024

Ciclismo
domingo, 13 outubro 2024 a 21:00
profile tourofguangxi2024stage5
A Volta a Guangxi será a última prova do World Tour da época, a decorrer entre 15 e 20 de outubro. O pelotão estará na China para aquela que é a última corrida por etapas da época, mas que continuará a ser importante para muitos. Analisamos o seu perfil.
Haverão seis etapas com muitas oportunidades para os sprinters, um final difícil no alto de uma colina e alguns dias montanhosos em que a classificação geral pode ser virada do avesso.
Etapa 1: Fangchenggang - Fangchenggang, 149,3 quilómetros
A etapa de abertura levará os ciclistas num circuito à volta da cidade de Gangchenggang. É um dia para os sprinters, mas a primeira etapa já terá algumas secções explosivas, onde os ciclistas vão perceber em que ponto se encontra a sua forma.
Nos últimos 30 quilómetros, serão subidas três colinas, a última das quais a 16 quilómetros do fim (1 km a 6,7%). Não é uma subida brutal, mas podem ocorrer ataques. No entanto, há mais de 10 quilómetros planos até à meta e não se trata, de forma alguma, de um final técnico.
Etapa 2: Chongzuo - Jingxi, 176,7 quilómetros
A segunda etapa é mais um dia para os sprinters, mas... Novamente com um obstáculo interessante. Desta vez, uma subida um pouco mais longa que termina a 31 quilómetros do fim. Esta tem cerca de 7 quilómetros de comprimento e 4% de inclinação, não é muito difícil, mas para alguns sprinters pode causar problemas e o verdadeiro problema é a falta de descida depois.
Apenas estradas planas ou ligeiramente ascendentes em direção ao final em Jingxi. No entanto, o final da prova será completamente plano e sem qualquer caraterística técnica significativa.
Etapa 3: Jingxi - Bama, 215,7 quilómetros
O terceiro dia de corrida é um pouco mais aberto. Na realidade, tendo em consideração a capacidade de subida da maioria dos sprinters modernos, é seguro dizer que muitos ou a maioria sobreviverão ao explosivo final em Bama. Mas o dia tem 215 quilómetros de corrida e o final da montanha russa pode revelar-se bastante difícil de controlar se a corrida explodir.
Há algumas subidas, mas a mais importante será uma subida de 1,4 quilómetros a 7,4%, a 35 quilómetros do fim. Penso que é suficientemente difícil para ataques sérios e, logo a seguir, vem uma descida que tem outra pequena subida a meio. É possível criar e alargar espaços aqui, enquanto que há outra pequena subida que atinge o alto a apenas 13 quilómetros do fim.
Aqui é possível aguentar a perseguição do pelotão, pois temos estradas sinuosas sem muitas secções retas e também não é muito plano. O último quilómetro, se houver um sprint, também deverá ser marcado por uma luta feroz pela liderança, uma vez que temos várias curvas.
Etapa 4: Bama - Jinchengjiang, 177,7 quilómetros
A Etapa 4 vai ter algumas subidas mais longas, mas será que vamos ver um sprint a decidir o dia? É provável, porque as principais dificuldades do dia surgem logo no início - embora isso possa estimular a formação de uma perigosa fuga.
A última subida difícil tem 3,8 quilómetros a 6%, mas fica a 35,5 quilómetros do fim. As diferenças podem ser feitas, mas ainda haverá tempo para recuperar a organização nessa altura. Haverá um sprint intermédio em subida a apenas 12 quilómetros do final, o que poderá agitar as coisas mas o final em direção a Jinchengjiang é plano e não é difícil de perseguir.
Etapa 5: Yizhou - Nongla Scenic Spot, 166,3 quilómetros
A etapa rainha. Não há nada de complexo neste dia, é uma etapa quase plana no quinto dia de corrida na China, que apresenta um final explosivo que já viu no passado ciclistas a pé na linha de meta. Talvez a subida íngreme mais subestimada do calendário do World Tour.
Depois de 160 quilómetros de corrida, os ciclistas chegarão ao inícioda subida para o Nongla Scenic Point. A subida tem 4,4 quilómetros de comprimento e uma média de cerca de 7%. Não é muito difícil, mas é uma subida dividida em duas, com início e fim íngremes, com uma secção de falso plano a meio. O último quilómetro é, no entanto, muito íngreme, com rampas de mais de 10% até à meta, um esforço anaeróbico que talvez agrade aos "puncheurs" e aos trepadores.
Etapa 6: Nanning - Nanning, 133,4 quilómetros
O último dia da corrida é já um dia familiar, tendo lugar na cidade de Nanning. Este é um dia de corrida interessante, no papel parece ser um dia normal para os sprinters, mas o perfil não mostra bem a inclinação da subida.
Cinco voltas a um circuito num dia curto de corrida, apenas 133 quilómetros. Em cada volta, será percorrida uma subida íngreme de 1,4 quilómetros, com uma inclinação média superior a 11%. É possível causar sérias diferenças nesta subida, que surge a 19 quilómetros do fim. Os ciclistas da CG vão estar atentos e é difícil saber se isto vai acabar num sprint de grupo reduzido, num dia de luta da CG ou em algo intermédio.