ANTEVISÃO| Volta a Catalunha 2024 3ª etapa - A brutal chegada ao alto de Port Ainé

Tadej Pogacar assumiu, como esperado, o controlo da Volta à Catalunha. O ciclista da UAE Team Emirates dominou a primeira chegada em montanha da corrida e é o principal favorito à vitória no topo de Port Ainé na etapa 3.

O terceiro dia de corrida na Catalunha é bastante duro e passa por algumas subidas que são familiares para aqueles que já passaram algum tempo na Catalunha. Um início plano, mas depois o pelotão dirige-se para a primeira subida difícil, o Port de Toses que tem, até ao seu alto, 3,7 quilómetros a 9%;

Etapa 3: Sant Joan de les Abadesses - Port Ainé, 176,7 quilómetros

Até lá, a subida é lenta e atinge quase 1800 metros de altitude. Segue-se uma longa descida até ao vale que levará os ciclistas para a próxima subida. Esta será uma subida mais longa, muito inconsistente, mas, em última análise, também um aquecimento no quadro geral do dia. A segunda subida do dia é o Port del Cantó, que tem 24,7 quilómetros a 4,4%. O início da subida é a secção mais difícil, e é outra subida acima dos 1700 metros de altitude, com o topo a 43 quilómetros de distância da meta.

Segue-se uma descida e depois os ciclistas entram em Port Ainé. Trata-se de uma velha e dura subida. Tradicional na corrida, caracteriza-se pela distância e pela inclinação. Uma subida com várias mudanças de direção, tem mais de 18 quilómetros de extensão com uma média de 6,5%. É também relativamente inconsistente, seguindo inclinações muito mais acentuadas logo na base, mas especialmente nos quilómetros finais. A quase 2000 metros de altitude, é mais uma chegada em alto onde este fator pode ser determinante;

Porto Ainé: 18,6Km; 6,5%

O Tempo

Mapa Volta à Catalunha 2024 etapa 3

Sem chuva, o que será melhor, sobretudo para os espectadores que tentam ver a transmissão. Os corredores vão ter um tempo ligeiramente melhor, não deverá haver vento - apenas uma pequena brisa de sul que não deve afetar o dia;

Os Favoritos

Tadej Pogacar - Os Emirados Árabes Unidos não vão deixar que se forme uma fuga, eles têm uma equipa demasiado forte e com grandes hipóteses de vencer novamente para deixar um grupo partir, e neste início da corrida não há muitos ciclistas com uma grande trela. Se pressionarem o grande favorito, ele não se ficará. Hoje esteve muito acima dos outros e, mesmo que não tenha o mesmo desempenho, continuará a ser o grande favorito;

Luta pelo 2º lugar - O verdadeiro interesse, na nossa opinião, passa agora a ser a luta pelo pódio. Sem contrarrelogio, tudo se resume às montanhas e Port Ainé já será um desafio muito interessante. Temos algumas corredores que assumiram a liderança hoje em Vallter 2000 que foram um motivado Mikel Landa e Aleksandr Vlasov que acabou de sair da Paris-Nice. Ambos trepadores puros, vão começar a pensar no pódio e muito provavelmente vão procurar correr de forma mais defensiva;

Numa segunda linha de ciclistas temos Lenny Martínez, Chris Harper, Egan Bernal, Enric Mas e João Almeida. Este último não precisa de trabalhar, e pode impor ritmo se Pogacar for novamente atacar e ele puder jogar taticamente atrás. Todos estes ciclistas têm boas hipóteses de derrotar os actuais homens do pódio; olhariamos especialmente para Martínez e possivelmente para Bernal devido à altitude envolvida;

Wout Poels, Sepp Kuss e Simon Yates podem ser outsiders, corredores que podem ter um dia melhor do que hoje e terminar significativamente melhor.

Poderíamos esperar que alguns ciclistas tentassem uma fuga, o início da etapa é difícil e, realisticamente, ninguém vai ganhar uma etapa tentando ultrapassar Pogacar na luta para a geral. Num dia melhor e com alguma sorte, alguns ciclistas de qualidade, como Harold Tejada, Guillaume Martin, Michael Woods, Hugh Carthy e Esteban Cháves poderiam tentar uma vitória que mudaria a corrida; todos são trepadores de topo que podem fazer boas corridas se estiverem nos seus dias.

Previsão Volta à Catalunha 2024 etapa 3:

*** Tadej Pogacar
** Mikel Landa, Aleksandr Vlasov
* Lenny Martínez, Chris Harper, Egan Bernal, Enric Mas, João Almeida, Sepp Kuss, Simon Yates, Harold Tejada

Pick: Tadej Pogacar

Place comments

666

0 Comments

More comments

You are currently seeing only the comments you are notified about, if you want to see all comments from this post, click the button below.