ANTEVISÃO| Giro dell'Emilia: Enric Mas vai tentar defender o seu título contra Pogacar, Roglic e mais

Ciclismo
sexta-feira, 29 setembro 2023 a 15:40
1101760496 64161030d34cc
O Giro dell'Emilia regressa este ano com uma edição emocionante que promete desafios épicos nas colinas de Itália. Em 2022, a vitória foi para um inspirado Enric Mas, que derrotou Tadej Pogacar. Este ano, a lista de inscritos é ainda mais espetacular, com a inclusão de nomes como Primoz Roglic.
Após dois anos consecutivos de partida em Casalecchio di Reno, a corrida começa de novo em Carpi. Embora o destino final da competição se mantenha inalterado, os organizadores prepararam um percurso alternativo que leva os ciclistas a explorar a região de Bolonha e os seus arredores. O ponto alto do dia é, sem dúvida, a subida para Samone, uma subida de 6 quilómetros com uma inclinação média de 7,6%.
Com a subida para Samone, começa uma etapa intermédia complicada, que podemos considerar como um prelúdio para o troço final. Após a primeira subida, os ciclistas permanecem numa espécie de planalto, passando por localidades como Zocca e Tolé, antes de descerem até ao sopé do Monte Nonascoso, uma subida de seis quilómetros com uma inclinação média de 7,1%.
Depois de subirem o Monte Nonascoso, esperam-nos quase oitenta quilómetros até à meta em Bolonha. É aí que encontram pela primeira vez a famosa subida de San Luca, uma colina de 2,1 quilómetros com uma inclinação de 10% que merece respeito. O que é que a torna tão complicada? A sua extensão e as inclinações acentuadas acima dos 10%.
Os primeiros metros desta subida emblemática são especialmente duros, com uma inclinação de quase 14%. Depois, embora a inclinação "suavize" um pouco, 10% continua a ser um desafio. À medida que os ciclistas passam o último quilómetro, enfrentam uma curva à esquerda sob um portão medieval, seguida de uma série de curvas que oferecem uma dose final de sofrimento com mais de 12% de inclinação e picos de 16%. Após este troço íngreme, o pior já passou, pois os últimos 500 metros apresentam uma subida mais moderada a 6%.
Depois de uma primeira passagem por San Luca, ainda faltam 37 quilómetros para a chegada. Os ciclistas têm de enfrentar mais quatro voltas de 9,3 quilómetros cada, o que significa quatro subidas adicionais até San Luca. A linha de chegada é no topo de San Luca, após um total de 204,1 quilómetros de corrida.
Mas não é tudo, após as primeiras quatro passagens pelo alto de San Luca, os ciclistas enfrentam o Monte Albano, uma subida de 1200 metros com uma inclinação de 5,5%. Embora não seja assustadora à primeira vista, pode ser o trampolim ideal para um ataque decisivo. Depois, aguarda-os uma descida de quase cinco quilómetros antes de chegarem à base da subida seguinte
FAVORITOS.
Este ano, todas as atenções estão viradas para os homens da equipa Jumbo-Visma, especialmente após o domínio na Vuelta e os rumores da fusão com a Soudal Quick-Step. Apesar de Sepp Kuss e Jonas Vingegaard não participarem, o terceiro classificado da Vuelta, Primoz Roglic, será um nome forte. Roglic já ganhou o Giro dell'Emilia duas vezes, demonstrando a sua afinidade com esta corrida e a sua impressionante explosividade nas subidas.
No entanto, não podemos ignorar outro destaque Esloveno, Tadej Pogacar, que tem sido um favorito consistente em todas as competições em que participa. Embora Pogacar seja um concorrente formidável, Roglic chega em excelente forma após o seu desempenho na Volta à Espanha, o que lhe pode dar vantagem neste desafio de montanha.
Não esquecer que a UAE Team Emirates vem com uma equipa espetacular e que homens como Adam Yates ou Juan Ayuso não devem ser descartados para a vitória final.
Claro, não devemos esquecer o vencedor do ano passado, Enric Mas que vem de uma desilusão na Vuelta e espera melhorar o seu desempenho na clássica Italiana. Atenção também para Matteo Jorgenson, que espera fazer um último grande serviço para a Movistar uma vez confirmada a sua partida para Jumbo-Visma e o sempre perigoso campeão Espanhol, Oier Lazkano.
Outra que chega com os seus melhores homens é a AG2R Citroën que aterra com Felix Gall, Ben O'Connor e os irmãos Paret-Peintre. A BORA - hansgrohe chega com Lennard Kämna, Sergio Higuita e Aleksandr Vlasov e a Lidl-Trek com Juanpe Lopez e Giuiio Ciccone.
A INEOS Grenadiers vem com os trunfos de Carlos Rodríguez, Thymen Arensman e Pavel Sivakov, a EF Education com o triunvirato sul-americano Richard Carapaz, Rigoberto Urán e Esteban Chaves e o Team Jayco AlUla com Flippo Zana e Simon Yates. Muita qualidade. Veremos se Romain Grégoire ou Lenny Martinez podem fazer alguma coisa pela Groupama - FDJ ou se Julian Alaphilippe está apto para a Soudal Quick-Sep. Destacamos para terminar Victor Lafay, da Cofidis. Em Israel, Michael Woods, Domenico Pozzovivo ou Jakob Fuglsang podem dar que falar.
Previsão Giro dell'Emilia 2023:.
*** Primoz Roglic, Tadej Pogacar
** Enric Mas, Adam Yates, Simon Yates
* Juan Ayuso, Matteo Jorgenson, Felix Gall, Lennard Kämna, Aleksandr Vlasov, Carlos Rodríguez, Victor Lafay