Última hora: Neve provoca alterações na etapa rainha da Volta à Suíça

A Volta à Suíça de 2024 promete ser uma das edições mais duras da história recente, com um total de cinco finais em alto consecutivos. O orgulho dos organizadores foi a sexta etapa de Locarno a Blatten, a atravessar o prémio especial e o ponto mais alto do percurso - o desfiladeiro de Nufenen. No entanto, as condições climatéricas adversas (neve) não permitirão que a montanha seja utilizada na próxima sexta-feira.

A organização fez a revelação X da Volta à Suíça: "A etapa rainha está agendada para sexta-feira, 14 de junho de 2024. Originalmente, esta etapa deveria partir de Locarno, passando pelo desfiladeiro de Nufenen, em direção a Valais, até Blatten-Belalp. No entanto, o desfiladeiro de Nufenen continua intransitável devido à grande quantidade de neve. Isto significa que a etapa rainha não atravessará o desfiladeiro de Nufenen como planeado".

Quais são então as outras opções dos organizadores? "A direção da Volta à Suíça está neste momento a esclarecer dois percursos alternativos com as autoridades dos cantões de Valais, Ticino e Uri. Opção A: Começar em Locarno e seguir para Valais através dos desfiladeiros de São Gotardo e Furka. Opção B: Começar em Ulrichen e encurtar a etapa".

A primeira opção parece ser uma alternativa muito intimidante à rota original, substituindo o longo mas constante Nufenen (22 km a 6%) por duas subidas mais curtas, mas sem dúvida ainda mais difíceis: o Gotthard Pass (17 km a 7%) e o Furka Pass (12 km a 7,5%). Furka foi ultrapassada por outra vertente na quinta etapa da edição do ano passado, na qual Gino Mäder viria a sofrer uma queda grave e mais tarde a perder a vida.

Por outro lado, uma etapa encurtada a partir de Ulrichen transformaria o que foi projetado como uma etapa rainha num "unipuerto" com 30 quilómetros de descida até Breiten, onde os ciclistas virariam à direita para a subida final.

Read more about:
Volta à Suíça Ciclismo

Place comments

666

0 Comments

More comments

You are currently seeing only the comments you are notified about, if you want to see all comments from this post, click the button below.